A regressão do BeatPort

Depois da venda do BeatPort para a SFX Entertainment em 2013 criou-se uma expectativa de grandes novidades no mercado digital. Parcialmente isso aconteceu, mas devido a turbulência financeira que a empresa enfrentou nos últimos anos e a falta de foco, sua principal aposta de transformar a marca em uma grande plataforma musical foi por água abaixo.

Em nota, nesta terça feira o BeatPort anunciou diversas mudanças, a partir do dia 13 de maio de 2016 os serviços de Streaming, App Mobile, Beatport News, Live Streaming Vídeo, Seção de Eventos, serão descontinuados. O foco principal voltara a ser o Beatport Store. Leia na integra:

˜Temos uma atualização importante sobre os serviços da plataforma BeatPort.

Quando o BeatPort foi adquirido há três anos, parte da visão era criar uma plataforma digital ampla para envolver DJs e fãs da música eletrônica onde quer que estivessem. A loja e a marca BeatPort se tornou a base para esta visão, sobre a qual adicionamos um serviço de streaming de música, aplicativo móvel, plataforma de vídeo live streaming e um canal de notícias.

Nós aprendemos através deste processo, no entanto, apesar do nosso esforço para administrar tantas coisas diferentes perdemos o foco em trazer melhorias dos serviços para os nossos clientes mais fiéis: a comunidade DJ. Como tal, estamos determinados em investir no que é mais importante para o nosso negócio e nossos clientes, ao invés de adicionar um mar de serviços.

Isso significa que os serviços de Streaming, App Mobile, Beatport News, Live Streaming Vídeo, Seção de Eventos, serão descontinuados a partir do dia 13 de maio de 2016. 

Nós gostaríamos de dar os nossos sinceros agradecimentos a todos os ouvintes fiéis, leitores e telespectadores que usufruíram destes serviços, bem como todos os selos, artistas e promoters.

Daqui para frente, vamos centrar a nossa atenção ao nosso negócio principal, o BeatPort Store. Já fizemos melhorias notáveis ​​no desempenho do site, como na execução das faixas, 51% mais rápido.

Por mais de 12 anos, o BeatPort Store tem servido DJs e a comunidade de música eletrônica. Como a nova geração de artistas e produtores, inspirados pelos líderes de hoje e do passado, o BeatPort Store vai continuar apoiando a música e inspirando a comunidade.

– Equipe Beatport˜

Fonte: BeatPort Blog.

Infelizmente é uma perda considerável pois as expectativas eram grandes em relação aos novos serviços do BeatPort. Felizmente conseguiram reavaliar o projeto a tempo e focar no seu principal segmento. Regredir neste caso não significa voltar ao inicio, creio que ainda vamos ser surpreendidos pela marca.

Em meio as turbulências continuam surgindo alternativas no mercado, recentemente a agencia TOSS disponibilizou uma nova plataforma para divulgação, ainda esta em fase de testes mas já é possível utilizar. Trata-se de um streaming web voltado para o segmento da música eletrônica, conheça o Aqtive Streaming.