Conheça Spotify for Artists, novo aplicativo específico para artistas

Spotify para Artistas

O Spotify lançou um novo app, dessa vez focado nos artistas. A plataforma, que é líder do mercado de streaming contando com 60 milhões de assinantes no mundo – 140 contando também aqueles que usufruem da opção gratuita do serviço – permite agora que os artistas monitorem as músicas assim que elas forem ao ar, gerenciem contas e tenham acesso a informações sobre os ouvintes. Quem já utiliza a versão tradicional do dispositivo pode sincronizar as duas.

Por meio do Spotify for Artists (ou Spotify para Artistas), os artistas que acabaram de lançar uma música nova têm seus aplicativos atualizados instantaneamente, assim que alguém der play na canção. Além disso, o app libera dados como quantas vezes o single foi reproduzido, assim como e EP ou álbum na íntegra. O aplicativo é gratuito e todas as funções estão disponíveis tanto para computador ou celular. Ainda não há versão em português, somente em inglês.

Algumas bandas decidem o setlist pela quantidade de play das músicas (assim como aonde vão tocar).

Em relação ao ouvinte, as informações que o app divulga são: fonte de reprodução usada, gênero, sexo, idade e localização das pessoas que ouviram suas produções. São apresentados gráficos de audiência, semelhante aos que o Facebook faz nas páginas comerciais – úteis para comparar diferentes períodos e a repercussão de cada material lançado. Por permitir o compartilhamento de uma mesma conta – com a opção compartilhamento familiar – artistas que possuem uma banda podem gerenciar um mesmo perfil, ou ainda um único usuário pode dividir os resultados que obteve com outros usuários da plataforma.

Fonte: Gustavo Giglio (UpdateOrDie)
Serviço: Spotify for Artists

OBS: vale lembrar que para isso o artista deve ter suas músicas lançadas e distribuídas através de um selo fonográfico (label / gravadora), carregar as músicas por conta própria e sem ISRC não rola. Se você não se enquadra nesta situação comente abaixo.

  • cantor ungido juarez wildne

    esperando o grande maior milagre ao vivo