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arrow_back Mídias Sociais

5 principais mídias sociais para divulgar música gratuitamente

Uma pergunta pertinente que muitos fazem é: Quais são as melhores mídias sociais para divulgar música gratuitamente na internet?

Na verdade existem inúmeros sites, mídias e redes sociais disponíveis que podem ajudar no processo de encontrar um determinado público e criar audiência segmentada para o seu trabalho, mas como o foco principal deste artigo é mostrar as principais plataformas gratuitas irei listar as 5 mais importantes, levando em consideração a quantidade de usuários, recursos disponíveis para armazenamento de áudio / vídeo, engajamento e métricas.

Então simbora!

1) SoundCloud

Marketing Musical - 5 Midias Sociais - SoundCloud

Sobre: O SoundCloud é uma plataforma online de publicação de áudio utilizada por profissionais da música fundado no ano de 2007 por Alexander Ljung e Eric Wahlforss, com sede na cidade de Berlim, Alemanha.

A plataforma é considerada uma rede social, nela os músicos podem promover e distribuir composições, seguir artistas, selo e ser seguido por fãs (nos mesmos moldes do Twitter), também é possível criar grupos para compartilhar conteúdo específico dentro do perfil ou em outras redes através dos apps.

Visão Geral: Sem dúvida o SoundCloud é atualmente uma das melhores ferramentas para acompanhar o engajamento (interação) dos usuários através dos comentários, plays e downloads. Com o plano gratuito é possível carregar até 3 horas de áudio nos formatos AIFF, WAVE (WAV), FLAC, ALAC, OGG, MP2, MP3, AAC, AMR e WMA. O tamanho máximo de cada arquivo é de 5GB, mais do que o suficiente por sinal.

Principais Características do Souncloud:

  1. Mais de 175 milhões de usuários;
  2. Plano Gratuito disponível;
  3. Traduzido para o idioma português;
  4. Playlists ilimitadas, ou seja, você pode criar diversos álbuns selecionando faixas da sua conta ou de outros artistas;
  5. Possibilidade de promover músicas em grupos segmentados, ou seja, comunidades interessadas em determinados gêneros musicais;  
  6. Hasttags para indexação, fazendo com que o usuário encontre facilmente determinados estilos através das buscas internas;
  7. Aplicativo para compartilhamento nas principais redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, etc.;
  8. Acompanhamento da audiência dos fãs através das estatísticas, relatórios, curtidas, comentários e mensagens inbox.

Importante! Bom ter cuidado ao publicar arquivos não autorais, existem diversos relatos ao longo dos anos onde a plataforma excluiu sem aviso prévio sets (contendo músicas de outros artistas), remixes não autorizados (os famosos bootlegs), mashups e produções onde simplesmente citam nomes de outros produtores. Mas se o objetivo é de usar o SoundCloud para promover produções autorais não terá problema.

2) YouTube

marketing-musical-5-midias-youtube

Sobre: O YouTube foi lançado em maio de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen, Jawed Karim, para que bilhões de pessoas possam descobrir, assistir e compartilhar vídeos. Hoje o YouTube é um dos principais produtos do Google.

Visão Geral: O Youtube é uma mídia social criada inicialmente para publicação de vídeos e é atualmente é o 3º site mais visitado na internet, ficando atrás somente do buscador Google e Facebook.

Pesquisas mostram que a maioria dos usuários utilizam a plataforma também para encontrar músicas, seja para assistir na forma de vídeo clip, aprender a letra com os lyrics vídeos (arquivos com áudio, imagens e letra da música) ou simplesmente para ouví-las.

Quem nunca fez um churrasco com amigos e usou um Youtube como playlist? Este é um pequeno exemplo que as pessoas interagem com o YouTube não só para assistir mas também para ouvir o que existe lá, sendo assim esta é mais uma ótima oportunidade de criar audiência para o seu trabalho gratuitamente, saiba como enviar arquivos de áudio ou imagem.

Se as pessoas tendem a ouvir músicas e deixar o Youtube como background quando trabalham, ou em algum encontro de amigos, por horas e horas… desta forma é possível obter outra vantagem em relação as buscas dentro da plataforma. Como assim? Em uma busca, o Youtube da preferência para os vídeos que foram vistos por mais tempo e não para os vídeos mais vistos (com mais views), esta métrica chama-se whatch time, ou seja, os vídeos que foram assistidos por mais tempo tendem aparecer na frente. Tratando-se de música isso pode ser uma grande vantagem para ser encontrado.

Outra grande vantagem de já estar presente na plataforma será o YouTube MusicKey, streaming de áudio sem propaganda que em breve vai estar disponível no Brasil.

Principais Características do Youtube:

  1. Mais de 1 bilhão de usuários;
  2. Serviço Gratuito;
  3. Disponível em Português;
  4. Metade das visualizações do YouTube é em dispositivos móveis;
  5. Playlists ilimitadas, ou seja, você pode organizar suas músicas como se fossem álbuns selecionando as faixas da sua conta ou de outros artistas;
  6. Hasttags para indexação fazendo com que o usuário encontre facilmente determinados estilos através das buscas internas;
  7. Aplicativo para compartilhamento nas principais redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, etc.;
  8. Acompanhamento da audiência dos fãs através das estatísticas, relatórios, comentários e mensagens;
  9. Os usuários podem receber atualizações através da inscrição no canal do artista ou gravadora;
  10. Streaming de áudio YouTube MusicKey.

Site Oficial: www.youtube.com

3) MixCloud

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Sobre: O Mixcloud é umas das principais plataformas do mundo destinada para Rádios / Radialistas, DJs, Bandas e afins. Criado por Nico Perez, Nikhil Shah, Mat Clayton e Sam Cooke, com sede na cidade de Londres e escritórios adicionais em Nova York, Berlim e Reino Unido.

Visão Geral: O principal objetivo foi de de construir uma comunidade para que os usuários pudessem compartilhar e promover seus arquivos de áudio extensos legalmente, sem ter que usar outros sites de compartilhamento de arquivos como: 4Shared, SendSpace, Mega, etc.

O Mixcloud é um serviço de rádio on-line licenciado com acordos firmados com diversas sociedades de gestão colectiva de todo o mundo. Isto significa que você pode carregar o seu programa de rádio, dj set, mixtapes ou gravação ao vivo de forma legal, com direitos apurados e royalties pagos em seu nome, mas existem certas regras que especificam o que pode ser disponibilizado:

As regras (pelo menos nos Estados Unidos) são:

  • Máximo de 4 faixas de um artista (3 consecutivas)
  • Máximo de 3 faixas de um álbum (2 consecutivas)

O que isto significa?

Para não caracterizar cópia de algum show ou álbum que não seja autoral, a regra diz que você pode usar músicas de outros artistas mas no máximo 4 faixas (de cada arista) e elas não podem estar em uma sequência:

NÃO PODE

  1. MJ – Música
  2. MJ – Música
  3. MJ – Música
  4. MJ – Música   

PODE

  1. MJ – Música
  2. XY – Música
  3. MJ – Música
  4. MJ – Música   
  5. AD – Música
  6. MJ – Música

Como DJs e apresentadores de rádio, entendemos que isso pode ser frustrante, e estamos trabalhando em novos quadros com os titulares dos direitos para construir um melhor serviço para todos” MixCloud.

Não são aceitas faixas individuais, o site também não diz qual é o tempo mínimo de cada arquivo, podemos deduzir algo em torno das 4 faixas citadas (10, 12, 15 minutos…) nos seguintes formatos: MP3, AAC, M4A, MP4 Audio ou OGG.

Principais Características do Mixcloud:

  1. Mais de 500 milhões de usuários;
  2. Serviço Gratuito;
  3. Discover: recurso que possibilita o usuário adicionar vários mixes do mesmo gênero (ou diferentes) para tocar em sequência, ou seja, audição ilimitada sem custo;
  4. Hasttags para indexação fazendo com que o usuário encontre facilmente determinados estilos através das buscas internas;
  5. Aplicativo para compartilhamento nas principais redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, etc.;
  6. Acompanhamento da audiência dos fãs através das estatísticas, relatórios, comentários e mensagens.;
  7. Os usuários podem receber atualizações através da inscrição no canal do artista ou gravadora.

Comentamos lá em cima sobre os problemas causados por causa dos direitos autoriais que muitos enfrentam ao carregar mixs e sets no SoundCloud, como MC é legalmente autorizado para uploads deste tipo de arquivo e você tenha interesse em migrar o conteúdo, acesse a dica no site DJ Ban de como importar seus arquivos do Souncloud para o Mixcloud.

4) PalcoMP3

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Sobre: O PalcoMP3 é uma plataforma social brasileira para divulgação de artistas independentes, criada no ano de 2003 pelo StudioSol sediado na cidade de Belo Horizonte-MG.

Visão Geral: No modo geral a plataforma é simples e intuitiva, criando um perfil através do painel do CifraClub (carro chefe da agência), você pode carregar faixas musicais no formato MP3 128kbps (uma boa taxa de qualidade para divulgação), sem limitação de espaço e com a possibilidade de deixar disponível para download, adicionar letras, agenda de shows, vídeos, etc.

O maior destaque deste serviço creio que seja a audiência e abrangência nacional, por estar integrada com diversas outras mídias criadas pelo StudioSol, usuários de norte a sul do país buscam por novidades musicais dentro do PalcoMP3 para ouvir e baixar. Através das categorias e charts é possível encontrar facilmente diversos trabalhos que “se quer tocam” nas rádios, tvs, streamings… uma ótima mídia para ser explorada.

Principais Características do PalcoMP3:

  1. Mais de 9 milhões de usuários;
  2. Serviço 100% Gratuito;
  3. Em Português;
  4. Aplicativo para compartilhamento nas principais redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, etc.;
  5. Acompanhamento da audiência dos fãs através das estatísticas, relatórios, comentários e mensagens;
  6. Os usuários podem receber atualizações através da inscrição no canal do artista;
  7. Integração com outras mídias como CifraClub, Letras, etc.

Site Oficial: www.palcomp3.com.br

5) FaceBook

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Muitos até podem achar estranho ver o Facebook como a última dica deste top 5 (por conta da sua popularidade…) ou, por que ele esta sendo mencionado entre as mídias de áudio?

Pois bem, realmente não é uma plataforma específica para músicos, mas não tem como ficar de fora quando o assunto é promoção e alcance de audiência.

Com mais de 1,4 bilhões de usuários no mundo o Facebook é a rede social mais popular do momento, integrando os apps das plataformas mencionados acima o Facebook torna-se um dos mais poderosos meios de divulgação musical na internet.

Principais Características do Facebook:

  1. Mais de 1,4 bilhões de usuários;
  2. Serviço Gratuito;
  3. Em Português;
  4. Acompanhamento da audiência dos fãs através dos comentário, compartilhamentos, likes e menções;
  5. Aplicativos internos que facilitam a integração com diversas outras mídias sociais.

Site Oficial: www.facebook.com

Bom, aí foram algumas dicas das principais mídias sociais gratuitas disponíveis para serem usadas e exploradas. Com tempo e de forma organizada é possível “atacar” várias frentes para expandir a sua legião de fãs, como é dito no marketing tradicional: “onde existe aglomeração de pessoas existem diversas possibilidades…”. Mas claro que somente criar contas, carregar arquivos e esperar que os usuários encontrem o seu trabalho não é o suficiente, por trás disso existem diversos outros processos que devem ser planejados para estimular os usuários e criar interação.

Mas isso será um assunto para as próximas publicações, ok?

Outras dicas:

Gostaria de saber sua opinião sobre este assunto, deixe o seu comentário no campo abaixo.

Post escrito por: Elisandro